Abertas inscrições para Formação em Danças Urbanas
A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), por meio da Coordenação de Arte e Cultura, abriu inscrições para o Programa de Cursos, parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Produtora Mercúrio. O objetivo é promover cursos de extensão para os estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e para a comunidade em geral de formação básica em diversas áreas da cultura, arte e economia criativa.
O primeiro curso é a “Formação em Danças Urbanas no Ceará”, com 180 h/a, on-line, acesso gratuito. As inscrições ocorrem neste formulário, até 20 de julho, e as aulas vão de 4 de agosto a 4 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30. Haverá certificado de extensão, emitido pela Proex.
Como se inscrever?
Neste formulário. O processo seletivo consiste em duas etapas. Na primeira, há a inscrição on-line, com envio de currículo artístico e vídeo de um solo com no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos (não serão aceitos vídeos de apresentações em Festivais de Dança, Batalhas ou Concursos). Já a segunda etapa será uma entrevista.
Ao todo, serão ofertadas 40 vagas, distribuídas da seguinte forma:
– 25 vagas para moradores de Fortaleza;
– Até 15 vagas para moradores do interior do Estado;
– 10% do total das vagas serão destinadas a estudantes da Unilab;
– 50% do total de vagas destinadas a mulheres (cis ou trans).
Para concorrer às vagas reservadas aos estudantes da Unilab, é necessário apresentar documento que comprove a matrícula ativa na universidade, gerado pelo Sigaa.
Sobre o curso
O Curso de Formação em Danças Urbanas do Ceará é uma formação básica que surge a partir da necessidade de realizar novas investigações acerca da própria definição de Danças Urbanas. O objetivo é ampliar e desenvolver competências críticas, metodológicas, artísticas e criativas, compreendendo o contexto histórico, o estudo de alguns estilos de Danças Urbanas e, especialmente, fazer reflexões sobre o ensino da dança.
O público são dançarinas e dançarinos de Danças Urbanas (nível: intermediário) independentes ou que atuem em companhias de dança, dispostos a compreender as especificidades das Danças Urbanas. A idade mínima exigida é de 18 anos.
As atividades on-line ocorrerão via Plataforma Google Meet e Google Sala de Aula. Os interessados precisam ter celular ou computador com conexão à internet. O projeto será formado por profissionais com expertise na produção cultural e professores com notória atuação nas danças urbanas. O curso se divide em dois eixos, sendo o primeiro dedicado à parte teórica e o segundo à prática de modalidades das danças urbanas. Cada módulo do curso terá carga horária de 20h/a.
O curso faz parte de um projeto apoiado pelo VIII Edital das Artes de Fortaleza (Secultfor), Lei nº 10.432/2015, com realização da Escola Urbana de Dança, produção da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas – e apoio cultural da Unilab.
Mais informações pelo e-mail escolaurbanadedanca@gmail.com. Saiba mais sobre as ações nas contas no Instagram: @escolaurbanadedanca e @mercuriogestaoeproducao.