CORPOS FLUTUANTES
PRODUÇÃO EM AUDIOVISUAL
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Título: Corpos Flutuantes
Autores: Harley Almeida e Lara Louise
Técnica: Filmagem feita através de celular.
Trilha e som direto composição autoral
Ficha Técnica
Filmagens e Montagem: Lara Louise e Harley Almeida
Edição e Som: Harley Almeida
Narração: Lara Louise e Harley Almeida
Dimensões: 1920 x 1080px – 60.00 quadros/segundo
Data: 2020
SINOPSE
Produzido na cidade de Redenção, Ceará, Corpos Flutuantes faz parte de uma série de experimentações com imagem e som, realizados no período de quarentena, trazendo produções possíveis vivendo uma espécie de exílio, dentro de casa. Nesse sentido a ideia foi compor com elementos fora de um plano que narrasse meramente uma existência enclausurada em tempos de pandemia.
Corpos Flutuantes é também um fragmento desse período que salta pelas janelas, brechas e portas e procura uma composição com o inumano, abarcando outros modos de vida que não foram afetadas diretamente.
Partindo de trechos da obra “O amanhã não está à venda” de Ailton Krenak, como esse fragmento disparado no livro: “Esse vírus está discriminando a humanidade. Basta olhar em volta. O melão-de-são-caetano continua a crescer aqui do lado de casa. A natureza segue. O vírus não mata pássaros, ursos, nenhum outro ser, apenas humanos. Quem está em pânico são os povos humanos e seu mundo artificial, seu modo de funcionamento que entrou em crise.”
O pensamento de Ailton Krenak foi disparador para a construção desse audiovisual, mas também foi motor potencial para a escrita de um ensaio-crítico-poético. Um manifesto berrado para fora da casa, intitulado “Na voz de um pássaro”. Parte do texto está presente no vídeo. Compondo-se com as demais sonoridades, ressoando como uma interferência fora do tempo, uma multiplicidade de ruídos.
SOBRE O AUTOR
Harley Almeida é um artista-pesquisador, estudante de antropologia na Unilab. Experimenta no audiovisual e na fotografia uma composição entre sons e imagens, um devir entre-espécies (modos de vida humanos e inumanos). Faz parte do Grupo de Estudos Estética da Existência na Unilab, coordenado pela professora Gisele Gallicchio (BHU), e participa do Catálises podcast, coordenado pela professora Eveline Aquino (Agronomia) e professora Gisele Gallicchio (BHU). Pesquisa saberes e práticas de coletivos das aldeias, florestas e de terreiros para pensar com a antropologia em um atravessamento com as artes e a filosofia da diferença. Em seus trabalhos faz uma ampla discussão sobre ecologia, segurança alimentar, ecosofia, modos de vidas outros (humanos e inumanos), catástrofes climáticas, necropolítica, antropoceno.