Projeto de Extensão “Quimiocast” lança novos episódios com o tema “Introdução à Química Farmacêutica”

Data de publicação  08/03/2024, 18:55
Postagem Atualizada há 2 meses

O projeto de extensão Quimiocast traz a proposta de podcast como uma abordagem de ensino complementar para estudantes universitários.

O Quimiocast nasceu, como projeto de extensão cadastrado na PROEX através do edital PIBEAC, em 2023, tendo como coordenador o Prof. Dr. Jamerson Ferreira de Oliveira, do Instituto de Ciências da Saúde – ICS.

Em seu ano de estreia, o Quimiocast teve como abordagem principal a Química Orgânica. Os episódios “Introdução à Química Orgânica e Conceitos Básicos” e “Nomenclatura e Hidrocarbonetos” são alguns títulos publicados nesta temática, além de um episódio especial que abordou o tema “Perspectivas e experiências em um laboratório de química orgânica para alunos de graduação“.

A voz que escutamos no podcast pertence ao Luiz Vitor de Oliveira Lima, bolsista do projeto, que conduz cada assunto de forma simples e objetiva, em episódios que duram entre 4 a 6 minutos.

Com alcance nacional e internacional (Brasil e mais de 20 países), o Quimiocast contou com 2115 reproduções no Spotify em 2023.

Em 2024, seu segundo ano de execução, o Quimiocast traz uma nova abordagem: “a interface entre Química e Biologia”, que já conta com dois episódios publicados:

Episódio “Introdução à Química Farmacêutica – Parte 1“: este episódio fala sobre o conceito de química farmacêutica, seu objetivo, o que são grupos farmacofóricos e auxofóricos, as etapas envolvendo a criação de um fármaco, aspectos gerais da ação dos fármacos (diferenciando os inespecíficos dos específicos).

Episódio “Introdução à Química Farmacêutica – Parte 2“: nesta segunda parte, o podcast aborda as interações (covalentes, hidrofóbicas, eletrostáticas e estéricas) fármaco-alvo, bem como a influência da conformação e estereoquímica.

O Quimiocast disponibiliza um material de apoio para cada episódio a fim de fixar e facilitar a compreensão dos ouvintes a respeito do que foi abordado. Este material pode ser acessado pelo Drive do Projeto.

Os episódios podem ser ouvidos no Spotify, Amazon Music e Anchor.

Siga o @quimiocast no Instagram para acompanhar novos episódios e ficar por dentro de tudo que acontece por lá.

E se você ainda não nos segue no Instagram, nosso perfil é @proex.unilab. Nos siga e esteja sempre conectado à Extensão da Unilab!