Conceitos, Linhas e Áreas Temáticas
As Ações de Extensão poderão envolver a comunidade interna (discentes, docentes, técnicos-administrativos e terceirizados) e deverão abranger a comunidade externa, bem como estar vinculadas à formação do estudante, desenvolvendo-se preferencialmente de modo interdisciplinar e/ou multidisciplinar e em consonância com a missão e os objetivos da Unilab, sob a forma de:
- Programas
- Projetos
- Cursos
- Eventos
- Prestação de Serviços
Compreende-se como Programa de Extensão o conjunto articulado de projetos e outras Ações de Extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando extensão, pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.
Cada programa deverá:
• vincular, no mínimo, 02 (duas) Ações de Extensão, sendo pelo menos 01 (um) projeto;
• ter duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 60 (sessenta) meses;
• objetivos comuns, complementares e articulados para todas as atividades desenvolvidas dentro do programa.
Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, cientifico ou tecnológico, com objetivo especifico e prazo determinado.
Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou pratico, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.
Ação de extensão caracterizada pela apresentação e/ou exibição pública livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, cientifico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.
Tipos de Eventos:
- Congresso
- Seminário
- Ciclo de debates
- Exposição
- Espetáculo
- Esportivo
- Festival
- Outros
Evento de grandes proporções, de âmbito regional, nacional ou internacional, em geral com duração de 3 (três) a 7 (sete) dias, que reúne participantes de uma comunidade científica ou profissional ampla. Observação: realizado como um conjunto de atividades, como mesas redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, cursos, minicursos, oficinas/workshops; os cursos incluídos no congresso, com duração igual ou superior a 8 horas devem, também, ser registradas e certificadas como curso.
Incluem-se nessa classificação eventos de grande porte, como conferência nacional de..., reunião anual de..., etc.
Evento científico de âmbito menor do que o congresso, tanto em termos de duração (horas a 1 ou 2 dias), quanto de número de participantes, cobrindo campos de conhecimento mais especializados. Incluem-se nessa classificação eventos de médio porte, como encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, reunião, mesa-redonda, etc.
Encontros sequenciais que visam a discussão de um tema específico.
Exibição pública de obras de arte, produtos, serviços, etc.
Em geral é utilizada para promoção e venda de produtos e serviços.
Inclui: feira, salão, mostra, lançamento.
Demonstração pública de eventos cênicos musicais.
Inclui: recital, concerto, show, apresentação teatral, exibição de cinema e televisão, demonstração pública de canto, dança e interpretação musical.
Inclui: campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva.
Série de ações/eventos ou espetáculos artísticos, culturais ou esportivos, realizados concomitantemente, em geral em edições periódicas.
Ação pontual de mobilização que visa a um objetivo definido.
Inclui: Campanha; Encontro Acadêmico; Dia de Campo; Colônia/Escola de Férias; Espetáculo; Festival ou equivalente; Fórum; Evento Esportivo; Mostra; Feira; Exposição; Conferência; Semana; Simpósio.
Prestação de serviço é a realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.); a prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem.
Tipos de prestação de serviços:
- Atendimento ao público em espaços de cultura, ciência e tecnologia
- Serviço eventual
- Atividades de propriedade intelectual
- Exames e laudos técnicos
- Atendimento jurídico e judicial
- Atendimento em saúde humana
- Atendimento em saúde animal
- Espaços e Museus Culturais: Atendimento a visitantes em museus e centros de memória das IES. Atendimento ao público em espaços culturais.
- Espaços e Museus de Ciência e Tecnologia: Atendimento ao público em espaços de ciência e tecnologia, tais como observatório astronômico, estação ecológica, planetário, jardim botânico, setores e laboratórios, etc.
- Cineclubes: Atendimento ao público em cineclubes.
- Outros espaços: Outros atendimentos não incluídos nos itens anteriores.
- Consultoria: análise e emissão de pareceres, envolvendo pessoal do quadro, acerca de situações e/ou temas específicos.
- Assessoria: assistência ou auxílio técnico em um assunto específico, envolvendo pessoal do quadro, graças a conhecimentos especializados.
- Curadoria: organização e manutenção de acervos e mostras de arte e cultura, envolvendo pessoal do quadro.
- Outros: incluem-se nessa categoria pesquisa encomendada, restauração de bens móveis e imóveis e outras prestações de serviço eventuais.
- Depósito de Patentes e Modelos de Utilidades: depósitos e registro de patentes.
- Registro de Marcas e Softwares: registro de marcas e softwares.
- Contratos de Transferência de Tecnologia: contrato de transferência de direito sobre tecnologia.
- Registro de Direitos Autorais: registro de direitos autorais.
- Laudos Técnicos: exames, perícias e laudos realizados pelas diversas áreas da instituição de educação superior que oferece serviço permanente, envolvendo pessoal do quadro. Inclui: análise de solos, exames agronômicos e botânicos, análise farmacológica, qualidades de produtos, laudos médicos, psicológicos, antropológicos, perícia ambiental, dentre outros.
- Atendimento Jurídico e Judicial: atendimentos a pessoas em orientação ou encaminhamento de questões jurídicas ou judiciais.
- Consultas Ambulatoriais: consulta ambulatorial ou domiciliar programada, prestada por profissionais da área da saúde.
- Consultas de Emergência e Urgência: consulta em situação que exige pronto atendimento (emergências e urgências).
- Internações Atendimento a pacientes internados: Cirurgias Intervenções cirúrgicas (hospitalares e ambulatoriais).
- Exames Laboratoriais: exames de patologia clínica e anátomo-patologia.
- Exames Secundários: Radiologia, ultra-sonografia e outros exames por imagem, provas funcionais, endoscopia, etc.
- Outros: atendimentos Outros atendimentos não incluídos nos itens anteriores.
- Atendimentos ambulatoriais: atendimento ambulatorial a animais.
- Internações veterinárias: assistência veterinária a animais internados.
- Cirurgias veterinárias: intervenções cirúrgicas em animais (hospitalares e ambulatoriais).
- Exames laboratoriais e secundários em veterinária: exames de patologia clínica e anátomo-patologia; radiologia, ultra-sonografia e outros exames por imagem, provas funcionais, endoscopia, etc.
Fonte: Manual de Extensão, 2007.
A denominação das linhas de extensão e respectivas definições se dão de acordo com a classificação determinada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX e tem especial importância para a nucleação das Ações de Extensão, ou seja, a construção de programas.
As linhas de extensão não são, necessariamente, ligadas a uma área temática, em especial. Por exemplo, ações relativas à linha de extensão “Inovação Tecnológica” podem ser registradas na área temática Saúde, ou Educação, ou Trabalho, ou mesmo Tecnologia, dependendo do tema em questão.
As atividades de extensão devem ser classificadas em uma das oito áreas temáticas definidas pelo Plano Nacional de Extensão Universitária, conforme descritas a seguir.
- Comunicação: comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; televisão universitária; e rádio universitária.
- Cultura: desenvolvimento cultural; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de artes plásticas e artes gráficas; produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo; produção cultural e artística na área de música e dança; produção teatral e circense.
- Direitos Humanos e Justiça: assistência jurídica; direitos de grupos sociais; organizações populares e questões agrárias.
- Educação: educação básica; educação e cidadania; educação à distância; educação continuada; educação de jovens e adultos; educação para a melhor idade; educação especial; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; incentivo à leitura.
- Meio Ambiente: preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional sustentável; aspectos de meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano e do desenvolvimento rural; educação ambiental; gestão de recursos naturais e sistemas integrados para bacias regionais.
- Saúde: promoção à saúde e qualidade de vida; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; atenção integral à mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral à terceira idade; atenção integral ao adolescente e ao jovem; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias, pandemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de drogas.
- Tecnologia e Produção: transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo; empresa júnior; inovação tecnológica; polos tecnológicos; direitos de propriedade e patentes.
- Trabalho: reforma agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; educação profissional; organizações populares para o trabalho; cooperativas populares; questão agrária; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; turismo e oportunidades de trabalho.