Festival NOIA promove exibição de filmes e competição musical na Unilab
Evento ocorre dia 9 de outubro no Campus da Liberdade (CE) a partir das 14h.
📢 Mais informações: www.festivalnoia.com.br
O Festival NOIA, um dos mais importantes eventos de audiovisual universitário e de bandas independentes do Brasil, realiza em 2025 uma edição especial no Maciço de Baturité, em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), reforçando a junção de cinema, música e juventude.

Atualmente, o NOIA caminha para a sua 23ª edição, que ocorrerá oficialmente em Fortaleza, no Cinema do Dragão do Mar, de 4 a 9 de novembro. A programação do festival na Unilab antecede essa data: ocorre já em 9 de outubro, quinta-feira, no Campus da Liberdade (CE), contando com a Mostra Itinerante dos filmes vencedores da 22ª edição, e também com o NOIA Equalize: uma mostra competitiva de bandas universitárias que definirá o grupo vencedor que representará a Unilab no evento em Fortaleza, no mês de novembro.
A programação no NOIA na Unilab inicia à tarde, às 14h, com a Mostra Itinerante de filmes, e se estende até a noite, com o NOIA Equalize começando às 19h.
Mostra Itinerante de filmes
Os filmes que serão exibidos na Unilab foram os vencedores da Mostra Competitiva de Curta Metragens do NOIA no ano passado, em 2024. São eles:
CIDA TEM DUAS SÍLABAS, 19’17′, de Giovanna Castellari, SP
ADORÁVEL EVOLUÇÃO, 5’43’’, de Jordana Beck, SC
CABEÇA DE BOI, 18’48”, de Lucas Souto, CE”
MONOMANIA, 4’50”, de Lisa Soares, Brasil”
SON, 17’45’’, de Saman Hosseinpuor, Iran
Além dos fimes de animação, constituintes da Mostra NOIA Kids:
LIFE CYCLE, 3’30”, de Meiru Yin, China
PROTEGGT, 4’49”, de Roing-Jhen Chang, Taiwan
MECHA METAKI, 4’12”, de Babi Astolfo, Brasil
ESTELA, A MENINA MARAGUÁ, 4’18”, de Sofia Mazaro Espinoza, Brasil
NOIA Equalize: música universitária em destaque
A mostra NOIA Equalize, parte da programação do festival, é uma competição entre bandas autorais formadas por estudantes universitários residentes no Ceará que apresentam diferentes estilos musicais e representam diversas regiões do estado — e, no caso da Unilab, no mundo. Cada grupo traz ao palco quatro músicas, sendo valorizado pelo festival a presença de composições autorais, promovendo a cena musical universitária e fortalecendo a cultura independente.
Na Unilab, a competição de bandas contará com 5 grupos artísticos que já fazem parte da cena cultural da nossa universidade e também da cidade de Redenção: Ageuh Soma & Manuel, Mauro Crazy, Tabonga Moz, Utopia Marginal e Vozes D’África.
Confira programação:

19h | Ageuh Soma & Manuel – Show Musical Ango–Lusófono
Repertório que conecta Angola ao universo lusófono, com canções em português e línguas tradicionais (Kimbundu e Kicongo).

19h30 | Mauro Crazy – Motivação: Sons que integram Territórios
Performance que mistura guerro zouk, kizomba e rap love, trazendo resistência, amor e dança.

20h | Grupo Tabonga Moz – Sons de Moçambique, Ritmos do Mundo
Afro-fusion vibrante com violino, violão e piano, revelando a alma cultural de Moçambique.

20h30 | Utopia Marginal – Amar, Doer e Ser
Show/performance que cruza dor e cura, com música, poesia e dança de corpos LGBTQIAPN+, celebrando o afeto e a coletividade.

21h | Grupo Vozes d’África – A força da integração
Coletivo que, ao todo, reúne mais de 140 estudantes da UNILAB. Nessa apresentação, traz músicas inéditasque exaltam a diversidade africana.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Aberto edital de chamamento de propostas para atividades de arte e cultura em enfrentamento ao coronavírus/covid-19
- RESULTADO PRELIMINAR DAS PROPOSTAS INSCRITAS NA SELEÇÃO DE ATIVIDADES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO FOMENTO ÀS ATIVIDADES DE ARTE E CULTURA EM RESPOSTA E ENFRENTAMENTO AO CORONAVIRUS/COVID-19