IV Festival das Culturas>>>> Instalação Vislumbres visuais. Paisagens festivas negras
Conhecido como “terra da luz” por seu antecipado processo de abolição de negros e negras escravizados o Ceará tem em verdade uma grande lacuna quanto a história do povo negro e consequentemente sobre o reconhecimento desses como atores culturais. Vislumbres visuais. Paisagens festivas negras é resultado de um trabalho de pesquisa conjunto realizado ao longo de dois anos no estado. É um convite a conhecer a cultura negra cearense a partir das imagens e das paisagens festivas existentes, assim como, sobre as relações múltiplas existentes nesses espaços.
Instalação Vislumbres visuais. Paisagens festivas negras, é um trabalho colaborativo de Levy Freitas: artista audiovisual e pesquisador. Mestre em Geografia (UFRN), graduado em Geografia (UFC) com estudos em Audiovisual e Fotografia pela Escola Porto Iracema das Artes e Casa Amarela(UFC).
Ana Eugênio: Mulher preta Quilombola, mãe, chefe da família, militante do movimento Quilombola. Graduada em serviço social, pela UECE, através do PRONERA, granduanda em Antropologia e mestranda interdiciplinar em humanidades na UNILAB.
Aurila Maria: Liderança Quilombola de Nazaré. Coordenadora Nacional Conaq. Pedagoga, Professora associada a Secretaria de Educação de Itapipoca. Educadora no museu da Pré-Historia de Itapipoca.