Placas descerradas: Estação de Atendimento e Convivência Professor Tomaz Aroldo e CAIS devem entrar em funcionamento até o final deste semestre
Descerramento de placas
Estação Tomaz Aroldo e CAIS devem entrar em funcionamento até o final deste semestre.
Na manhã da última sexta-feira, 29, no Campus das Auroras (Redenção-CE), foram descerradas as placas dos prédios que irão, ainda neste semestre, abrigar a Estação de Atendimento e Convivência Professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, incluindo o Centro de Assistência Integrada à Saúde (CAIS). Os prédios estão localizados no mesmo complexo do campus onde funcionará o novo Restaurante Universitário (RU).
A Estação de Atendimento e Convivência homenageia o ex-reitor Tomaz Aroldo da Mota Santos, um dos precursores da criação do Estatuto da Unilab, aprovado e publicado no final do ano passado. A previsão é de que as salas da Estação – “um lugar para encontros, chegadas e partidas”, conforme ressaltou a vice-reitora pro-tempore Cláudia Carioca – abriguem, além do setor separado para o CAIS, as sedes do Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos e das Diásporas (Ceiafrica), da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), além de uma área especialmente reservada para o futuro Centro Cultural da Unilab. Segundo o reitor pro-tempore Roque Albuquerque, apenas para o funcionamento do Centro Cultural e da Orquestra Sinfônica, foi captado o recurso de meio milhão de reais junto à Secretaria da Cultura. Ainda segundo Roque Albuquerque, o objetivo da Estação é também captar fomento externo à pesquisa e à extensão.
Já o CAIS, parte integrante da Estação no que se refere diretamente ao atendimento em saúde da comunidade interna e externa à Unilab, será composto por sala de imunização, laboratório de feridas, consultórios médicos (incluindo especialidades como ginecologia) e odontológicos e atendimento em saúde mental. Segundo o diretor do Instituto de Ciências das Saúde (ICS), professor Thiago Moura, espera-se que a Unilab, através do CAIS, torne-se um dos pontos de referência em vacinação na região – mesmo quando o assunto for a imunização contra covid-19.
Também estiveram presentes na cerimônia do descerramento das placas os prefeitos dos municípios de Redenção, Davi Benevides, e de Acarape, Edilberto Bezerra Barroso.
Descerramento da Placa do CAIS