RESUMO DA SEMANA: Saiba o que aconteceu na Arte e Cultura da Proex nos últimos dias
Na semana de 18 a 22 de agosto de 2025, a Coordenadoria de Arte e Cultura da Proex organizou eventos que foram desde a primeira entrega do título de Notório Saber da história da Unilab até reuniões de alinhamento com os artistas da casa e de outras instituições. Acompanhe na matéria!

A última semana registrou momentos intensos para a história da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab, por meio da ação da Coordenadoria de Arte e Cultura da Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Coac/Proex). Entre as atividades de destaque dessa semana, ressaltamos: a reunião entre o IFCE e a Unilab para traçar parcerias estratégicas, a entrega do primeiro título de Notório Saber em Artes, Ofícios e Cosmologias da história da Instituição e a reunião entre a Coac/Proex e os artistas da casa.
Acompanhe a seguir um pouco de cada um desses momentos:
Segunda-feira, 18 de agosto:
UNILAB E IFCE SE REÚNEM PARA TRAÇAR PARCERIAS ESTRATÉGICAS ENTRE AS DUAS INSTITUIÇÕES

No início da semana, os reitores e pró-reitores de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e da Unilab se reuniram na reitoria do IFCE – Campus Fortaleza para debater parcerias estratégicas entre as duas instituições. Estiveram presentes na mesa de conversas, representando a Unilab, o reitor Roque Albuquerque, o pró-reitor de Extensão, Arte e Cultura, Ricardo Ossagô, e o coordenador de Arte e Cultura, Nixon de Araújo. Os resultados e efetivações dessas negociações serão divulgados em breve.
______________________________________________________
Terça-feira, 19 de agosto:
UNILAB ENTREGA O PRIMEIRO TÍTULO DE NOTÓRIO SABER EM ARTES, OFÍCIOS E COSMOLOGIAS TRADICIONAIS DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO À MESTRA MARIA DO SOCORRO, DO QUILOMBO DA SERRA DO EVARISTO

Mestra Maria do Socorro Fernandes Castro, liderança do Quilombo da Serra do Evaristo, em Baturité-CE, é a primeira Mestra da Cultura a receber o título de Notório Saber em Artes, Ofícios e Cosmologias Tradicionais pela Unilab. A entrega do Notório Saber na Unilab é regrada pela Resolução Consepe/Unilab nº 271/2023, que passou por muitas rodadas de debates até ser efetivada no atual formato.
A cerimônia de entrega aconteceu no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção-CE, e iniciou com café da manhã para os presentes e um pequeno cortejo puxado pela banda Cabaçal Palmares. A mesa oficial do evento foi composta pela própria Mestra Maria do Socorro, pelo reitor da Unilab, Roque Albuquerque, pelo pró-reitor de Extensão, Arte e Cultura da Unilab, Ricardo Ossagô, pelo coordenador de Arte e Cultura da Proex, o servidor Nixon Araújo, pelo coordenador do curso de Antropologia da Unilab (cujo colegiado indicou o nome da Mestra ao título) professor Luís Tomás Domingos, e pelo representante do escritório do Ministério da Cultura – Minc no Ceará, o senhor Bruno Leonardo.

O auditório estava repleto de companheiros e companheiras de luta da Mestra, que iniciou sua fala cantando “O Canto das Três Raças”, música que ficou imortalizada na voz de Clara Nunes, acompanhada pelo grupo percussivo “Tambores de Resistência”, formado por jovens do território quilombola da Serra do Evaristo.
Mestra Socorro, em sua fala, reforçou seu compromisso em passar adiante seus conhecimentos, declarando que essa é uma missão recebida por seus ancestrais e que agora se engrandece ainda mais, e reafirmou o lugar da universidade como uma grande parceira nesse processo histórico de luta.

Saiba mais sobre como foi a cerimônia assistindo o vídeo postado em nossas redes sociais.
______________________________________________________
Terça-feira, 19 de agosto
COORDENADORIA DE ARTE E CULTURA DA PROEX SE REÚNE EM DIÁLOGO COM OS ARTISTAS DA UNILAB

Após realização de chamada pública aos artistas da Unilab, realizada por meio de lista de e-mails e convocação pelas redes sociais, a Coordenadoria de Arte e Cultura da Proex/Unilab se reuniu com alguns artistas da casa, a maioria deles estudantes internacionais: tanto artistas que compõem grupos e coletivos ( das linguagens da música, da dança e do teatro) quanto aqueles que executam trabalhos de caráter mais individual (como desenhistas e escritores).
Compareceram à conversa representantes dos grupos Firkidja Di No Kampada, Vozes D’África, Tetembu Santomé cu Plinxipi, Afrisamé, estudantes membros de associações, dentre outros.
Foram debatidos temas concernentes ao funcionamento do Centro Cultural Carolina Maria de Jesus, ao Festival das Culturas, à estrutura que a Unilab disponibiliza para os artistas durante apresentações e ensaios. Os artistas teceram críticas que foram anotadas e levadas em consideração pela equipe da Coac/Proex para produzir melhorias em um futuro próximo.
A equipe da Coac/Proex informou que uma roda de diálogo semelhante será realizada em breve no Campus dos Malês.
