RETALHOS DE ALDA


Título: Retalhos de Alda
Autora: Ana Cássia Alves
Técnica: Bordado sobre retalhos, com tecido cru e giz de cera.
Dimensões: 38cm x 28cm
Data: 2020
Representação da obra para autora
A proposta deste trabalho é fazer uma demonstração do respeito e admiração que tenho por minha tia, mas também as avós, mães, tias… uma imensidão de mulheres que seguem trabalhando nos tempos da pandemia e que muitas delas viram nos seus ofícios, ou não, uma forma de proteger outras pessoas. A partir da arte têxtil, unindo bordado, retalhos e giz de cera, desenvolvi uma peça que expresse o que estamos vivendo nesse momento, reconhecendo as nossas novas possibilidades de superação. Não somos mais capazes de ver o sorriso através das máscaras, mas os olhos também sorriem.

Gênero: Docficção
Direção, Roteiro e Edição: Ana Cássia Alves
Duração: 1’48min.
Local de Produção: Santa Inês (MA)
País: Brasil Ano: 2020
Cor: Colorido Classificação: Livre
SINOPSE
Resiliência é um curta-metragem documental e ficcional sobre minha tia Alda. Em março de 2020, ao ir visitar sua mãe no período de férias do trabalho, ela se viu impossibilitada de retornar para sua casa em Manaus. A pandemia causada por COVID-19 mudou os hábitos e impossibilitou o deslocamento de pessoas. Alda não podia retornar para sua casa e ficar com sua família em Manaus, mas também entendia que precisava proteger a si e a todos que estavam com ela. Esse filme é sobre superar as dificuldades, sobre doação e amor.
SOBRE A AUTORA

Ana Cássia Alves é estudante do curso de bacharelado em humanidades. Graduada em Comunicação Social, estuda loucamente desde 2010 e sonha em ser cineasta, artista, escritora, ser a primeira mulher a pisar na lua e mais um monte de coisas, tudo na cabeça dela.