Proex | Unilab
Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura - Unilab

Unilab entregará título inédito de Notório Saber em Artes, Ofícios e Cosmologias Tradicionais à mestra Maria do Socorro Castro

Data de publicação  14/08/2025, 08:37
Postagem Atualizada há 2 dias
Saltar para o conteúdo da postagem

É a primeira vez que a Universidade realizará a entrega dessa honraria a uma mestra da cultura.

Na próxima terça-feira, dia 19 de agosto, a partir das 10h, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab sediará, no auditório do Campus da Liberdade (Redenção-CE), a primeira cerimônia de entrega da honraria de Notório Saber em Artes, Ofícios e Cosmologias Tradicionais da história da instituição. A primeira pessoa a receber esse título pela Unilab será a Mestra Maria do Socorro Fernandes Castro, liderança do Quilombo Serra do Evaristo, de Baturité-CE.

SOBRE A MESTRA

Mestra Maria do Socorro é conhecida por seus saberes em medicinas ancestrais, que envolvem a lida com ervas curativas, preparações de garrafadas e chás, além de ser uma guia da Dança de São Gonçalo, expressão artística e de fé de extrema força dos quilombos no Ceará. Mestra Maria do Socorro já foi agraciada com outros títulos oficiais anteriormente: ela é reconhecida, por exemplo, como Mestra dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares, pela Câmara Municipal de Baturité (título que lhe foi concedido em 2018) e é também agraciada pelo edital “Tesouro Vivos da Cultura”, concedido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – SecultCE em 2024.

No texto autobiográfico “Um saber que me faz mestra”, publicado na Ayé: Revista de Antropologia, Socorro descreve sua trajetória: “Nasci e me criei na Serra do Evaristo. Desde menina aprendi com minha mãe e minha avó a lidar com as ervas, a fazer garrafadas e chás que curam. Não aprendi isso em escola, mas na vida, escutando os mais velhos e respeitando os costumes.” 

Nessa mesma publicação, Mestra Maria do Socorro relata: “Ser mestra não é título que a gente pede. É nome que a comunidade dá, porque confia no que a gente sabe e no que a gente faz.”

Mestra Maria do Socorro e as Dançadeiras de São Gonçalo em dia de pagamento de promessa

Além de mestra da cultura, Socorro é liderança comunitária, articulando ações para manter viva a história e a autonomia de seu povo. Sua trajetória já foi tema de dissertações, teses, documentários e reportagens que registram sua importância para a memória cultural do Ceará.

Um dos textos publicados no repositório institucional da Unilab que cita a Mestra Maria do Socorro é o Trabalho de Conclusão de Curso do discente Antônio Gustavo de Araújo Souza na licenciatura em Pedagogia pela Unilab. Em seu texto, o autor, que também é estudante quilombola, cita: “Hoje, Maria do Socorro se vê como uma ponte entre as gerações passadas e as futuras. Ela está empenhada em repassar todo o conhecimento, as histórias e os valores que recebeu de seus ancestrais. Como pudemos observar através de seu relato, essa transmissão ocorre de várias maneiras, incluindo palestras na escola, reuniões com a comunidade e conversas informais com os alunos que buscam aprender mais sobre suas raízes culturais”. 

SOBRE O NOTÓRIO SABER EM ARTES, OFÍCIOS E COSMOLOGIAS TRADICIONAIS

É  primeira vez que a Unilab concede a honraria do Notório Saber em Artes, Ofícios e Cosmologias Tradicionais a alguém. Esse título é regulamentado por meio da Resolução Consepe nº 271/2023, e reconhece mestres e mestras que, a partir de saberes tradicionais, contribuem de forma relevante para a preservação, transmissão e valorização da cultura popular e das práticas ancestrais.

Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar desse momento histórico.

Categorias